sábado, 24 de janeiro de 2009

PASTOREANDO O CORAÇÃO DO PASTOR

A vida no ministério pastoral exige coisas que não são comuns a nenhuma outra área de atividade, no que diz respeito a multiplicidade de áreas que o pastor se envolve, como: alimentar o rebanho do Senhor com a pregação da Palavra de Deus, administrar os negócios da igreja, lidar com doentes em diversas condições de enfermidades, ser mediador em conflitos, levar conforto em momentos de tristeza, celebrar a vida em momentos de alegria, etc. Além de tudo isso, ele é o homem da visão. Enxergar a condição do rebanho e discernir para onde deverá ser conduzida a “comunidade da visão” (igreja) dentro da perspectiva do Reino de Deus. É vivendo esta constante complexidade que muitos pastores não conseguem lidar com os problemas do ministério, e fixado na idéia do “abundar” (I Cor, 15.58) em prol da igreja, esquece o “permanecer” (João 15), correndo em largos passos, não percebem que estão “correndo atrás do vento” e consequentemente experimentam “colapso” físico ou emocional que inevitavelmente provoca o limite da tolerância familiar.

Pensando exatamente nisto, a nossa proposta é apresentar elementos que nos façam refletir essa problemática e enxergarmos juntos alternativas que nos possibilitem ver a necessidade de sermos abundantes sem abrir mão do permanecer. Com certeza desenvolveremos o ministério de forma prazerosa, embora tenhamos que conviver com os problemas que nos fazem sofrer. Diante desta realidade, o MAPI (Ministério de Apoio a Pastores e Igreja) , desenvolve uma importante ferramenta que é o pastoreio de pastores. Os grupos de discipulado para pastores acontecem em várias cidades e tem como o principal mentor e idealizador o Pr. David Kornfield (Missionário da SEPAL). Os participantes comumente enfatizam a importância de não ser pastores solitários (isolados), e que podem receber ajuda de outro colega de ministério para vencer os problemas comuns no ministério pastoral. Isto acontece em grupos pequenos de pastores, independente de denominação, que se reúnem semanalmente em grupos de discipulado.

Esta ferramenta tem sido usada por Deus para ajudar o pastor a ser um líder saudável, e trabalhar na construção de uma igreja saudável.

3 comentários:

  1. Olá, Pr. Joab. Parabéns pela iniciativa deste novo projeto. Estaremos em oração pelo irmão e Família. Pr. Túlio Vasconcelos

    ResponderExcluir
  2. :D oi pastor Joab...
    parabéns por esse blog!
    Que Deus abençõe vc e sua família!
    um abraço, da irmã Thaís Vieira.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Joab,
    Parabéns por esta iniciativa, que este blog possa desenvolver crescimento espiritual em cada leitor afim de que Deus seja glorificado.
    Que Deus o abençoe ricamente e a sua família também.
    Ednalva Pontes – Recife-PE

    ResponderExcluir