sexta-feira, 4 de março de 2011

Um lugar ao qual pertencer



Buscar um lugar ao qual pertencer nem sempre é fácil, quando mudamos de cidade, trabalho e de outros ambientes, por força das circunstâncias.

É bom fazer parte de um grupo que se importa conosco e que tenhamos afinidades. Quando a igreja busca a estratégia de pequenos grupos, orientada biblicamente, não inclui um modismo, mas, franqueia a seus membros e congregados a oportunidade de terem mais qualidade nos relacionamentos.

Cada discípulo deve aceitar a responsabilidade no que diz respeito a dar e receber, edificar e ser edificado, quando isto não acontece na igreja, todo corpo sofre (I Coríntios 12.12,13). Precisamos entender que Deus nos pôs para sermos veículos de sua manifestação, derramando sua graça no seio da igreja.

A igreja primitiva desenvolveu nos lares os encontros dos discípulos e a cada dia a igreja crescia e se multiplicava no partir do pão (comunhão). No livro de Atos dos Apóstolos (2.46; 8.3; 12.12; 13.34) existia uma relação perfeita da igreja com o ambiente familiar através dos grupos que se reuniam.

Ao implantar esta ferramenta, o líder, equipador, já deve ter lido bastante a este respeito e deverá ter respostas para os seguintes questionamentos:

1. Que tipo de grupo pequeno está mais adequado a realidade da igreja local, considerando sua missão e visão? .

2. Existe uma fundamentação teológica clara a ser compartilhada?

3.Quais os valores chaves a serem observados cuidadosamente no dia-a-dia do grupo?

4. Quais as razões para se ter pequenos grupos?

5. Qual a estrutura organizacional no ministério de pequenos grupos?

6. Como será definida a dinâmica das reuniões?

7.Como serão treinados os facilitadores e as pessoas dos lares hospedeiros?

8. Quais são as características de um líder facilitador?

9. Quanto à freqüência e aonde funcionarão as reuniões?

10. Quais serão as estratégias de crescimento e como se dará a multiplicação? O pequeno grupo acontece numa reunião intencional de 03 ou mais pessoas, face a face, em local horário determinado, com propósito comum de descobri e crescer nas possibilidades da vida abundante em Cristo.

Nenhum comentário: