segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

NECESSIDADE DE MENTORES

A arte de influenciar pessoas é aplicada no cotidiano social e creio que é o elemento motivador na vida de um mentor. A história levanta fatos e acontecimentos importantes determinados pelo poder da influência. A Bíblia mostra vários exemplos, sendo Jesus o maior influenciador de toda a história.

Uma boa influência pode ser identificada também por seu aspecto duradouro que consegue proporcionar marcas na vida de pessoas independente da geração. Como símbolo, o nome de Martin Luther King, representa uma força de influência quando o assunto é a luta pelos direitos humanos. Seu maior legado foi a própria vida.

Queiramos ou não, influenciamos agindo descuidadamente, atrofiando ou contribuindo de forma inteligente e saudável para o desenvolvimento de outras pessoas.


Depois de Jesus, creio que foi Barnabé, e em seguida, o apóstolo Paulo, os maiores mentores do Novo Testamento. As novas gerações carecem de mentores que trabalhem intencionalmente na vida de outros para que se conquiste maturidade.

Existe um constante crescimento do número de pessoas que professam a fé evangélica e a super lotação de templos no nosso país, mas é preocupante pois, apesar disto, pouco estamos influenciando para a mudança da realidade, onde predominam a corrupção, imoralidade, drogas, violência, etc., embora estejamos tendo muitas oportunidades no âmbito social e principalmente na área da política. Esta situação revela um clamor por mentores ou, como queira chamar, de discipuladores verdadeiramente cristãos, que possam dizer como o apostolo Paulo: "Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo" (I Co. 11.1).


Assim como as cataratas pulverizam e enriquecem o ar, seja a nossa influência "oxigenando" o ar que outros respiram com base no grande amor de Cristo.

Como sugestão dois bons livros entre tantos que abordam o MENTOREAMENTO:














Joab Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário