segunda-feira, 11 de maio de 2009

LÍDERES DO FUTURO

Um líder de visão está sempre olhando o futuro e trabalhando no presente. Um líder sem visão está sempre trabalhando no presente e olhando o passado.

“O progresso do mundo depende da religião - O progresso do mundo é impossível sem o reconhecimento da importância da religião para o homem, disse o Dr. Arthur H. Compton, detentor do Prêmio Nobel de Física, e ex-diretor da Universidade de Washington, por ocasião da abertura do Congresso de Ciência e Responsabilidade Humana.
Dr. Compton, que é um dos cientistas cujo trabalho levou ao desenvolvimento do poder atômico, acrescentou:
‘A esperança de um futuro remoto descansa sobre a crescente compreensão das condições de uma vida tranqüila para o homem num mundo de ciência e tecnologia, e sobre a aceitação de um padrão de moralidade condizente com essas condições. Os extraordinários poderes que a tecnologia tem colocado nas mãos do homem tem aumentado grandemente sua capacidade de moldar sua vida para o bem ou para o mal.’”

Esta é uma notícia extraída de um jornal. Quando você acha qu e esta notícia foi publicada? A semana passada? Não! Ela foi publicada em fevereiro de 1955, no jornal da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo. Isto mostra que o futuro sempre dependeu de líderes que estivessem olhando para lá com uma visão.
A definição mais consistente de líder, no passado, no presente ou no futuro, é uma pessoa que possui seguidores, segundo Peter Drucker. Você não se qualifica líder por si só. São as pessoas que o reconhecem como líder. Esta e muitas outras coisas sempre existiram, existem e sempre existirão. Assim, é preciso entender que a liderança de futuro é constituída de características que os líderes do passado tiveram e outras que só existirão no futuro.
Um líder de futuro, está com um olho no ponto em que quer atingir no futuro, e nas tendências atuais que o levarão ao futuro. Algumas das tendências atuais no meio cristão são:

1. INSATISFAÇÃO ESPIRITUAL - Letargia, fraqueza, busca de respostas. Muitos andam sem rumo, fazendo centenas de coisas, mas nenhuma com muito significado para suas vidas. Isto explica o grande crescimento das igrejas informais e comunidades constituí das de jovens. Isto faz com que alguns andem atras de líderes ou grupos e não de Jesus.

2. FALTA DE BASE NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE - Os jovens e adolescentes principalmente estão formando sua personalidade sem uma base sólida. As igrejas não têm oferecido um suporte espiritual adequado. As famílias ensinam o básico.

3. BUSCA CONSTANTE DO NOVO - A inovação dominará a juventude, através da música, das novas seitas proliferando-se, de falsos profetas que mostram segurança aparente. As seitas mais absurdas do mundo têm crescido exatamente no seguimento jovem.

4. FALTA DE CONTEÚDO EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA - Queda do ensino escolar, fraco profissionalismo, falta de liderança, falta de conhecimento bíblico. Os próprios líderes e pastores estão sem um conteúdo profundo para oferecer atualmente.

5. A EXIGÊNCIA PELA QUALIDADE - Em todos os setores da sociedade a busca pela qualidade se tornou algo essencial. Nos produtos, nos serviços, no ensino e até mesmo na igreja. Tudo aquilo que não tem qualidade está sendo deixado para trás e tende a ficar esquecido no tempo. Isto impõe a necessidade de se pensar numa liderança de qualidade.

6. A DECEPÇÃO COM PESSOAS DE FACHADA - Descrédito total em políticos, pais, alguns pastores e pessoas que aparentaram ser uma coisa e era outra. Pessoas corruptas ou que quebraram princípios invioláveis, mostraram que viviam de fachada. Aparentavam e defendiam determinadas coisas e praticavam outras.

7. O NOMINALISMO - Cada vez mais o número de cristãos aumenta no Brasil e no mundo. E cada vez mais o número de cristãos nominais aumenta dentro das igrejas. É muito bacana ser gospel, mas poucos estão dispostos a fazer tudo o que Jesus mandou que fizesse m.

8. FALTA DE CONHECIMENTO DE DEUS - Perguntaram a R. C. Sproul, filósofo e teólogo: “Qual é hoje, a maior necessidade espiritual do mundo?” Ele respondeu: “A maior necessidade na vida das pessoas hoje é descobrir a verdadeira identidade de Deus”.
Quando você entende a visão de Deus para sua liderança, você passa a liderar por princípios. A liderança baseada em princípios é como uma bússola. Quem tem a bússola torna-se o referencial para os demais.
O líder do futuro às vezes é o mesmo do presente. Não mudam as pessoas, mas elas se transformam através de uma mudança interna. Quando você está satisfeito dificilmente tem motivação ou humildade para mudar. A vida é uma missão, não uma carreira. Ser o líder do amanhã implica em levantar todos os dias perguntando: “Por que acordei esta manhã?”
Na verdade não existe um modelo de liderança para o futuro. Estas premissas forçarão os líderes a aprender, desaprender e reaprender continuamente. Essa é a única ca racterística sólida para os líderes de futuro. O desenvolvimento da futura liderança não será semelhante a entrar em forma, mas permanecer em forma. O desafio não está em compreender este conselho, mas em cumpri-lo.
Grande parte dos nossos sucessores na liderança já está entre nós, sendo treinados através de nossa vida.

Pr. Josué Campanhã
Pastor e escritor
josue@sepal.org.br


Recomendo o livro “Líder do Amanhã”, de minha autoria, publicado pela Editora Ha gnos, que é uma ferramenta para líderes que desejam crescer e formar outros líderes.



Obrigado e abraço,

Sepal logo 2007.gif

SEPAL – Servindo aos Pastores e Líderes

Av. Adolfo Pinheiro, 2464 – cj. 102 - SP

tel. 11 2137.2544

Um comentário:

  1. Ola Pastor Joab!

    Vi seu link no blog de um amigo e vim conhecer. Gostei muito. Vou segui-lo. Aproveito para apresentar o meu blog o Genizah e recomendar uma visita.

    Tudo de bom!

    Em Cristo,

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir