segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A GRAÇA DE DEUS


A Graça é o ponto central da fé Cristã. Sem Ela não teríamos nenhuma oportunidade de Salvação. Infelizmente, muitos têm visto Graça associada a idéia de um Deus complacente com o pecado. Onde tudo ele faz de conta que não ver. Agimos com rebeldia e achamos que Ele não poderá agir com juízo por conta da sua GRAÇA. Isto não é verdade! Por conta deste tipo de raciocínio, o Apostolo Paulo fez a seguinte pergunta: “Que diremos, então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?” Rom. 6.1,2. Aquele que pensa assim nem sempre consegue ver a mão de Deus agindo para corrigir em meio as circunstâncias da vida. Podendo até usar o ímpio como instrumento em suas mãos para trabalhar as nossas imperfeições. Se Deus usou Nabucodonozor, o cruel rei da Babilônia para ser instrumento de juízo na vida dos israelitas, porque não poderá usar pessoas comuns que estão no nosso círculo de interação social para nos corrigir? A Bíblia diz que Deus corrige a todos que Ele ama, como um pai que corrige a seu próprio filho (Heb. 12.5-8).

A GRAÇA é revelada a partir da nossa necessidade de salvação. “Porque pela Graça sois salvos...”

Prestar atenção no sentido da nossa queda, ajuda-nos a compreender melhor o sentido da Graça. Entender porque precisamos ser Salvos e o que foi feito por Deus a este respeito. “O salário do pecado é a morte, mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em seu filho Jesus” (Rom. 6.23). A morte é uma realidade, mas, existe o presente da VIDA ETERNA, É DOM DE DEUS. Isto é Graça!

Em Deus está o nosso lugar de habitação e sem Deus não há vida. Se “nele vivemos e nos movemos e existimos, (Atos 17.28) então, não há existência sem Deus. A raça humana era para deixar de existir quando decidiu rebelar-se contra o SER Supremo. Apesar disto, não tivemos a nossa existência aniquilada. Tudo isto por conta de algo que existe em Deus que faz revelar a sua GRAÇA. Ou seja, um favor que a humanidade não merecia, que era a condição de continuar existindo.

Deus não apenas manteve a nossa existência como decidiu dar-nos qualidade de vida, pela sua graça. Não somos justos, mas, podemos agir com atos de justiça. Temos uma natureza que nos faz possuir a boca cheia de maldição e amargura e os nossos lábios com peçonha de “víbora”, porém pela graça podemos expressar palavras de carinho e amor. Não entendíamos nada de Deus, mas, o Espírito Santo nos auxilia a compreender algo a respeito de Deus. Nos tornamos violentos, mas, pela Graça podemos amar o próximo como a nós mesmos. Pelo pecado todos se fizeram inúteis, perdemos a utilidade, mas, a Graça Deus nos possibilitou voltarmos ao propósito pelo qual fomos criados.

Perdemos a unidade humana, mas pela graça de Deus, não perdemos a capacidade de relacionamento. Perdemos a condição de igualdade entre o homem e a mulher, mas, ainda formamos família.

Com o pecado a terra foi amaldiçoada, mas ela ainda nos dá vida e nos abençoa. Isto é graça!

Enfim, experimentamos uma crise de confiança em Deus, marcada pela curiosidade, porém, não perdemos a esperança. Sendo assim, podemos nos valer da fé e por meio dela desfrutarmos da Salvação pela preciosa GRAÇA!

“Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós é DOM DE DEUS” Efésios 2.8 Texto auxiliar: Romanos 3.10-18.


Joab Vieira

Um comentário:

  1. Graça, graça... se não fosse a graça o que seria de nós?
    Amado pastor, palavras profundas... obrigado por utilizar esse meio para abençoar vidas como a minha. Deus abençoe a sua vida mais e mais. Amo sua família! Abração!

    Emison Maia Lins

    ResponderExcluir