terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Por um Brasil verdadeiramente Feliz!


Este foi o tema da campanha da Junta de Missões Nacionais em 2010. As figuras da infelicidade estampam com as manchas da promiscuidade, fome, violência, drogas, pedofilia, corrupção e outras mazelas que parecem não ser percebíveis aos olhos cristãos. É lamentável, e admitamos, a indiferença é uma realidade impregnada no meio do povo de Deus perante a degradação social.

Conformismo e uma teologia desassociada da realidade ajudam a não escutar a voz de lamento por um clamor de salvação. Os discípulos de Jesus podem e devem agir de forma bastante relevante na tarefa de ser “SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO”. Embora, algumas iniciativas são realizadas por discípulos com base na visão de ministério com responsabilidade social, amenizando a dor dos “pequeninos do Senhor” (Mat. 25.40). São irmãos que decidem disponibilizar recursos e tempo para abençoar pessoas com a visão do Reino em comunidades sofridas.
A história da Inglaterra no Século XVII, e a sua decadência como um país de tradição cristã pode servir de grande reflexão. A ganância e exploração no mercado de escravos, a revolução industrial e os seus efeitos na vida dos proletariados, as condições precárias de trabalho até a exploração do trabalho infantil. A situação de desrespeito a vida estimulou o alcoolismo e o crescimento da produção de bebidas alcoólicas, consequentemente a violência, prostituição, enfermidades, etc. Foi neste contexto que Deus levantou um pequeno grupo liderado pelos irmãos Wesley e uma voz profética fez surgir na Inglaterra. A pregação do evangelho genuíno, denunciava as injustiças e reivindicando mudanças na ordem do comportamento e relação social que tivesse as marcas dos valores do Reino de Deus. A mobilidade inspiradora da liderança de John Wesley, fez deste pequeno grupo de irmãos, uma porta aberta para um verdadeiro avivamento espiritual e impactante. Fizeram diferença naquela nação arrasada por uma crise moral que influenciou e corrompeu até as lideranças cristãs constituídas.

A felicidade de um povo não está na qualidade de vida que possa ter, mas, a ausência dela revela aspectos de domínio de um reino que não pertence ao Senhor. A raiz de toda infelicidade está no afastamento da humanidade do eterno propósito de Deus, tornando o ser humano essencialmente egoísta prejudicando todas as áreas da vida. Se não fosse assim, haveria condições de provisão, saúde, moradia e as demais necessidades para a sobrevivência de todas as pessoas.
Os discípulos de Jesus precisam estar inteirados e movidos por um compromisso com os valores do Reino que reflita em transformação em todos os aspectos da vida social. O reino de Deus é a resposta para a transformação desta total realidade. “O reino de Deus é chegado para redenção de todas as coisas por isto tomou questão central na pregação de Jesus. A Bíblia fala destas coisas e relaciona a uma nova ordem onde DEUS tem todo o governo, no livro do Profeta Isaias 65.19-23, o Senhor fala na realidade de uma nação em que isto se evidencia:
• NÃO HAVERÁ CRIANÇAS DE POUCOS DIAS.
• NÃO HAVERÁ VELHOS QUE NÃO CUMPRAM OS SEUS DIAS.
• SUPRIMENTO PARA TODOS: As pessoas terão como plantar e comer.
• TERÃO CASAS PARA HABITAR;
• NÃO TRABALHARÃO INUTILMENTE.
• HARMONIA ATÉ ENTRE OS ANIMAIS;
Jesus veio implantar o reino de Deus na terra e antecipar o que a de vir. O seu reino não apenas algo para o futuro, mas, para ser experimentado no presente: Proclamar liberdade aos cativos; abertura de prisão aos presos, curar os quebrantados de coração; vista aos cegos e liberdade aos oprimidos (Isaias 61.1, Lucas 4.18).
O que a igreja tem a ver com tudo isto? Ela é formada por discípulos que foram chamados por Jesus a fazer a expansão do reino de Deus através do ministério da reconciliação. “E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele (JESUS), reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Col. 1.20). As mudanças não pela força, mas, pelo poder dos valores do Reino nos corações das pessoas. "Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação" - II Coríntios 5.18.
“A IGREJA é o único organismo capaz de ministrar todas as necessidade integrais do ser humano”, Infelizmente, os valores do mundo estão corrompendo a mente dos discípulos e por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos já tem esfriado conforme previsto por Jesus e citado por Mateus (24:12).
Que haja em nós, discípulos do Senhor, o mesmo sentimento e desejo por um real avivamento como visto na vida do profeta Habacuque 3.2a: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida."

Aproveito para indicar a leitura dos seguintes livros:

1. O Reino entre nós, Transformação de comunidades pelo Evangelho Integral;

Pastor Joab Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário