domingo, 30 de outubro de 2011

Organizando Ministérios Eclesiásticos


A organização de ministérios na igreja local é uma resposta a necessidade do corpo de Cristo de ser eficaz no cumprimento de sua missão. É também a forma de proporcionar aos discípulos de Cristo a chance de descobrirem seus dons e exercitá-los conforme orienta a própria palavra de Deus.
Com o exercício dos ministérios na igreja se vivencia a INTERDEPENDÊNCIA que significa viver a responsabilidade com outras pessoas de forma recíproca e dependência mútua no Corpo de Cristo. "... Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas, individualmente somos membros uns dos outros" Rom. 12.5.

Algumas razões para a existência de ministérios eclesiásticos:
  • Organiza melhor as ações do corpo de Cristo;
  • Ajuda os discípulos a estarem servindo a Deus no lugar certo pelas razões certas.
  • Facilita a descoberta dos dons espirituais para melhor servir;
  • Fortalece o trabalho da liderança para equipar os demais membros
"Quando aqueles que têm Dons de Equipar equipam os que têm Dons de Servir, o corpo de Cristo vivencia melhor a unidade, supre as necessidades uns dos outros, amadurece e se torna uma comunidade forte na expressão do amor".

George Barna, em seu livro Igrejas Amigáveis e acolhedoras, diz que igrejas amigáveis não arrolam pessoas entusiasmadas em tarefas, simplesmente por fazer. "Esses serviços consistem em capacitar as pessoas a ministrar no nome de Cristo, ajudando outros crentes a crescerem em suas respectivas áreas de dons espirituais, tornando-se servos de Cristo mais dinâmicos e eficientes".

Levar a sério a organização de ministérios na igreja é também definir ou planejar as ações desses ministérios em harmonia com a visão e missão da própria igreja orientada pela liderança principal.

Ao dar início a um trabalho de organização, é fundamental começar compartilhando a importância dos dons espirituais na vida da igreja e de que forma os dons podem influenciar na formação de ministérios. Os seminários da Rede Ministerial, quando bem planejados, podem ajudar no trabalho de mobilizar a igreja para refletir na questão em foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário