domingo, 12 de abril de 2009

PEQUENOS GRUPOS


O trabalho com pequenos grupos tem sido resgatado e desenvolvido de várias formas pela igreja. É bom saber que os cristãos do primeiro século já desenvolviam esta estratégia dentro da esfera familiar, visando a comunhão (Atos 2.46; 8.3;.12.12; 13.34). Como ele é identificado depende do tipo da visão ministerial. Podendo ser chamado de grupo caseiro, célula, ou simplesmente, pequeno grupo.

Seja um programa a mais entre as estratégias utilizadas, ou considerado como cerne para o funcionamento da igreja. Nisto difere o significado de ser uma igreja com ou de pequenos grupos.

Um grupo pequeno é uma reunião intencional com número resumido de pessoas, em um local determinado, com propósito comum de crescer na vida abundante em Cristo.

Deus criou a família para que o ser humano pudesse viver em comunidade, e a forma de se revelar através da TRINDADE (“Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Gen. 1.26), e do nascimento de Jesus, nascido como qualquer criança e vivendo em comunidade, mostra a idéia comunitária de Deus. Jesus se identificou com as pessoas, demonstrando fome de relacionamento. Não se impressionava pelo calor da multidão, mas na companhia dos dozes escolhidos e chamados discípulos. Entre os doze desenvolvia um relacionamento com três discípulos mais íntimos.

A idéia da comunidade de Deus não poderia deixar de ser revelada também na formação da própria igreja. Sendo assim, os registros bíblicos mostram que a verdadeira comunidade oferece as seguintes bênçãos:

1. Recebemos força para as tempestades da vida;
2. Recebemos sabedoria para tomar decisões importantes;
3. Experimentamos a prestação de contas uns para com os outros, que é vital para o crescimento espiritual;
4. Encontramos aceitação, que é fundamental para a cura das nossas feridas.

Para conseguir estes alvos, precisamos ter em mente o que podemos visualizar no seguinte acróstico: OLEC.

Oração – Tiago 5.13-18; Felipenses 4.4-8;
Levar as cargas uns dos outros – Gálatas 6.2
Encorajamento – 1 Tessalonicenses 5.14; Hebreus 10.24
Confrontação – Gálatas 6.1; Mateus 18.15-20.


Cremos que através desta ferramenta, muitos foram despertados para desenvolver os valores do Reino de Deus e, consequentemente, contribuir para o crescimento espiritual e numérico da igreja.


JOAB VIEIRA

2 comentários:

  1. Pastor, gostaria de preparar minha igreja para o trabalho com pequenos grupos. Já li muito a respeito, mas não me sinto plenamente segura quanto ao material ideal para a minha igreja. O que vc me recomendaria nesse sentido? Que material ou literatura eu poderia consultar para começar da maneira mais acertada? Estou no aguardo.

    ResponderExcluir
  2. OLá, Marta Fico feliz por interagir conosco a partir do nosso blog. Como implantar a estratégia de pequenos grupos na igreja: Antes de qualquer coisa, é importante que o pastor da igreja inicie e desenvolva todo o processo. Tem que ser ele, caso contrário, as pessoas não apoiarão e a idéia poderá ser "queimada". Primeiro, ele precisa saber como inserir esta estratégia dentro da sua visão ministerial. Segundo, a visão da importância dos peq. grupos deverá ser compartilhada o suficiente para que os irmãos entendam. Terceiro, Iniciar um grupo piloto. Preferencialmente, sendo o próprio pastor na direção. Ou, treinar um grupo de irmãos que já abraçam a visão. Neste caso, o pastor iniciará os grupos pilotos, não mais que três, para que ele possa acompanhar bem os líderes e ajudá-los (equipando) no desenvolvimento dos grupos. Evidentemente, antes de qualquer passo, a oração. Além da leitura sobre este assunto, é importante compartilhar com outros líderes que já desenvolvem com sucesso a estratégia de pequenos grupos. Veja também as sugestões para a organização do processo no texto postado: Um lugar a pertencer

    ResponderExcluir