sábado, 21 de janeiro de 2012

Um milagre de Libertação - Marcos 5. 1-20

ESTUDO BÍBLICO

Introdução:

Na perspectiva divina nada acontece por acaso. Os milagres de Jesus não deixariam de seguir esta verdade, que além de mostrar sua autoridade e poder, anunciam a mensagem do Reino de Deus no intuito de trabalhar a mente humana em direção a salvação da alma.

A história do milagre de libertação começa na praia do lago da Galileia, quando lá estava Jesus com os seus discípulos, e o Senhor decide passar para a outra margem do grande lago e chegar às terras dos gadarenos (Marcos 4.35-41). Nesta viagem milagres acontecem!

Marcos 5. 1-20

1. E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.

2. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;

3. O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;

4. Porque, tendo sido muitas vezes preso com correntes e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e as correntes em migalhas, e ninguém o podia amansar.

5. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.

6. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.

7. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes.

8. Porque Jesus tinha dito: Sai deste homem, espírito imundo.

9. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

10. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.

11. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.

12. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.

13. E Jesus lhe deu permissão. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.

14. E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.

15. E foram ter com Jesus, e viram o endemoniado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.

16. E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoniado, e acerca dos porcos.

17. E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos.

18. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoniado que o deixasse estar com ele.

19. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.

20. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.

I. OBSERVAÇÃO DOS FATOS

a) Jesus e seus discípulos atravessa o mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré. É um lago de água doce, e faz fronteira entre Israel, Cisjordânia e Jordânia, com comprimento máximo de cerca de 19 km e largura máxima de cerca de 13 km.

b) Jesus desembarca e logo um homem com espírito imundo foi ao encontro de dEle (v.2).

c) Espírito imundo é a mesma coisa que endemoniado – Lucas conta esta mesma história e chama-o de endemoniado (Lucas 8.26-39).

d) O homem que se aproximou de Jesus morava nos sepulcros, era violento e causava uma desordem na sociedade (v. 3-5).

e) O que gritou o homem quando viu Jesus?

f) Qual a ordem que Jesus deu ao espírito imundo? (v.8)

g) Quando Jesus perguntou o seu nome, qual foi a resposta? (v. 9)

h) Qual o pedido do espírito imundo? (v.10-12).

i) Jesus expulsa os demônios da vida do homem, que se apossam dos dois mil porcos que estavam naquele local, os quais se precipitaram no mar e morreram (v.13).

j) Qual foi a reação dos homens que cuidavam dos porcos e das pessoas daquela cidade envolvidas na história? (v. 14-17)

l) Qual era a nova realidade daquele homem após a intervenção de Jesus? (v. 15)

m) O homem que fora liberto pediu para ir com Jesus, e qual foi a orientação do Senhor? (v.18 - 20).

2. INTERPRETAÇÃO DOS FATOS E APLICAÇÃO

a) INICIATIVA DIVINA

Nada poderia interromper o objetivo da missão de Jesus. Não seria a falta de fé dos discípulos e nem o poder de destruição da tempestade durante a travessia. Importava para Jesus chegar aos gadarenos, e estrategicamente, realizar o milagre de libertação.

Reflexão:

Colocamos uma série de dificuldades para nos aproximarmos de Deus. Às vezes é a tradição religiosa, trabalho, vida acadêmica, parentes, amigos e até enfermidades. Para Jesus não há barreira que lhe impeça de vir em nossa direção. Jesus nos busca aonde estivermos, mesmo que seja do outro lado do mar. Nem sempre enxergamos o quanto precisamos de transformação, mas Deus vê e conhece tudo! Você crê que da mesma forma Deus age em relação a sua vida? Você está disposto a experimentar a transformação de Deus?

b) O MILAGRE –

O homem morava nos sepulcros, se autodestruía, era violento e causava diversos transtornos na ordem social. Tudo isto pela dominação de uma legião de demônios, mas Jesus o libertou, expulsando todos os demônios e dando-lhe paz!

Reflexão:

Infelizmente, existe uma tendência muito comum em achar que somente alguém com aquele tipo de problema, ou semelhante, precise do milagre de libertação. Puro engano! Todos nós carecemos de uma nova história a partir de Cristo. Bom seria que a história de todas as pessoas fosse marcada por uma ordem que caracterizasse uma linha divisória, que marcasse o início de uma nova vida em Cristo. O apostolo Paulo usado por Deus escreve aos II Coríntios 5.17: “Aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.

Que milagre a sua vida necessita? Ou, a sua família?

c) A REJEIÇÃO

A mensagem do reino sempre conviveu com o fator rejeição. Que rejeição Jesus enfrentou na terra de Gadara?

Após a informação do que Jesus fez ao homem endemoniado e o que aconteceu aos porcos, as pessoas foram rogar para que Jesus deixasse aquela cidade, numa atitude de completa rejeição.

Reflexão:

As pessoas estavam dispostas a ver o homem na mesma situação, a conviverem com um grave problema social, contanto que não tivesse prejuízos econômicos. Muitos conhecem a palavra de Deus, mas a paixão pelas coisas materiais, o atrativo das riquezas e outros prazeres, contribuem para rejeitarem a Deus, mesmo diante do vazio interior pela ausência de Cristo Jesus. Já o homem que fora liberto, demonstrou total gratidão e desejo de seguir a Jesus.

Sua vida é um exemplo de aceitação ou rejeição a Jesus?

“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” Mateus 10:32-33.

CONCLUSÃO:

Estudando sobre o milagre de Jesus na libertação do gadareno, aprendemos várias coisas importantes:

a) Que forças do mal se levantam para impedir a realização do plano de Deus em nossas vidas. Mas, precisamos entregar o nosso viver ao Senhor Jesus, crendo que Ele tem todo o poder no céu na terra (Mat. 28.18) e nos concede a vitória contra o mal.

b) Não somente o homem da história, mas todas as pessoas carecem de libertação. A prova disto é que todas são pecadoras: “Todos pecaram e afastados estão da glória de Deus” (Rom 3.23).

c) Jesus não obriga ninguém o aceitá-lo, mas espera que todos possam experimentá-lo e obedecê-lo.

d) Precisamos compartilhar com outras pessoas o que Jesus fez e faz em nossas vidas.

(Sugestão de modelo de estudo bíblico para pequeno grupo de evangelização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário