segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A VIDA É PASSAGEIRA


Existem várias expressões na Bíblia a respeito do valor da vida. Quando comparada a erva do campo e ao vapor mostra o quanto a vida é frágil e vulnerável. “Porque Toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor. (I Pedro 1:24)

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tiago 4:14).

Se pararmos para refletir no significado disto, a primeira coisa que poderá mudar em nós é a questão do orgulho. O alto conceito que temos de nós, interfere na qualidade das nossas relações com outras pessoas e dificulta o desenvolver duma interação saudável. Sempre que nos relacionamos com alguém e, principalmente, quando enfrentamos algum tipo de conflito, é comum transmitirmos sentimento de superioridade e que somos melhores do que a outra pessoa, quando a Bíblia diz que devemos considerar o outro superior a nós mesmos (Fil. 2.3). Segundo, a compreensão de que a vida é passageira deveria nos estimular a valorizar mais as pessoas e menos as coisas, a investir mais do pouco tempo que temos nesta vida em prol daqueles que precisam de nós e não agirmos indiferentes as dores dos que sofrem. O resultado prático desta verdade é que acharemos tempo e condições para melhor servir a DEUS!

O livro “Louco amor”, de Francis Chan, conta a história duma menina que se empenhava em oferecer aos outros a alegria que tinha, e que tão cedo foi tirada deste mundo aos 14 anos. Apesar de partir tão cedo para a eternidade, a sua vida foi um grande exemplo. Assim como a semente necessita morrer primeiro para poder germinar e dar muitos frutos, a jovem menina e a sua influência fez com que várias pessoas, mesmo após a sua morte, conhecessem o grande amor de Deus.

Apesar de saber que morreremos a qualquer momento, agimos como se fôssemos o último da fila e desperdiçamos o tempo que resta com tantas futilidades.

Entre tantas reflexões propostas pelo Francis Chan, em seu livro “Louco Amor”, é valioso refletir sobre a brevidade da vida. Creio que a reflexão pode nos ajudar a empenhar o nosso tempo e recursos, no pouco tempo neste mundo, em prol de outras pessoas, no compromisso real com o reino do Senhor e na transmissão do seu amor.

Este texto está relacionado com o conteúdo do segundo capítulo do livro Louco Amor que indico para uma ótima leitura devocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário